sexta-feira, 1 de março de 2013

O luxo de ser piloto da TAP

Quanto ganham os pilotos da TAP? Ganham, em média, 8.600 euros, o que significa que os mais novos devem levar para casa pouco mais de 5.000 euros e os comandantes seniores podem levar mais de 10.000.

Os tripulantes e os pilotos da TAP votaram nesta sexta-feira, em assembleia geral, a convocação de uma greve de três dias em protesto contra os cortes salariais impostos no Orçamento do Estado para 2013. A greve ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de Março, em plenas férias escolares da Páscoa. (Público)

Já foram "excepção" no ano passado e não aceitam não ser este ano.
No momento que o país vive, estes senhores deviam ter vergonha.

16 comentários:

Anónimo disse...

Estimado Sr,
nao querendo defender nenhuma classe em particular, serve a presente para lhe lembrar que os pilotos da Tap sao profissionais altamente especializados que hámais de 8 anos que nao tem aumentos nos seus ordenados! Se este estado miserabilista identificou e bem as causas que evaram ao declinio financeiro este país , socrates e bpn e afins, deviamos todos unir nos para que esses sres sejam punidos e nao atacar classes que exportam Portugal diariamente a troco de um ordenado mais do q justo! e ja agora...nao ha NENHUM piloto a ganhar 10000 euros por mes! Informe se!

GP disse...

Senhor Anónimo
Não costumo publicar, e muito menos responder, a comentários de anónimos (não compreendo que haja pessoas que se escondem atrás do anonimato) mas vou abrir uma excepção. Aconselho-o a ler a notícia publicada em 10-03-2012 n a página http://economico.sapo.pt/noticias/o-luxo-de-ser-piloto-da-tap_83949.html . Não costumo publicar coisas sem fundamento e os números que refiro aí estão bem como a comparação com o salário médio nacional. A notícia tem exactamente o título que eu dei ao post. Desculpe, Senhor Anónimo, mas para mim não há especialização que justifique esta injustiça.
Há muitos profissionais altamente especializados que nunca na vida ganharão o que ganha um piloto. Temos investigadores altamente especializados que também “exportam Portugal” a um preço bem mais baixo. É apenas um exemplo dos muitos que poderia referir.
Diz que os pilotos não são aumentados há 8 anos o que me leva a concluir que, nessa altura, a injustiça era ainda mais gritante.
Não estou a atacar uma classe mas sinto-me no direito de repudiar a atitude que uma classe tomou por ter sido tratada como os seus concidadãos. Já tiveram tratamento diferenciado o ano passado sem, a meu ver, qualquer justificação.
Por último, o apelo à união está deslocado numa classe que quer exactamente ser mais do que os restantes portugueses.
Cumprimentos
Graça Pimentel

Anónimo disse...

Copilotos que fazem 20, 30 ou 40 vôos por mês estão já a ganhar cerca de 2700€ por mês. Os 8600€ de média eram brutos e foram antes de 2011. Estes valores brutos pagam quase 50% de IRS e SS.
Em 2011 foram cortes de 5%, que foram adaptados a um terço do subsídio de férias e Natal. Em 2012 form os dois subsídios por inteiro. Antiguidade está congelada há 3 anos (o que implica uma diminuição no ordenado para sempre). Desde há muitos anos os aumentos são rarissimos, sempre com o pretexto das sucessivas crises, seja petróleo, guerras ou vulcões. Ao ponto de um piloto ganhar menos hoje do que em 1999, mesmo sem contar a inflação. Pilotos e Tecnicos de Manutenção, por terem grande procura lá fora estão a ir embora. Por cada comandante que vai embora é necessário gastar dezenas de milhares de Euros para promover um copiloto a Comandante. E ainda mais dezenas para formar um novo copiloto. A TAP vai ter que cancelar centenas de vôos no Verão ou contratar outras companhias (perdendo muito dinheiro). Vai perder enormes contratos de manutenção com outras companhias clientes (perdendo muito dinheiro). A administração já percebeu isto há muito tempo. O Governo não consegue refutar nenhum destes argumentos. Os cortes custam dinheiro aos trabalhadores, à TAP e ao Estado e tira valor à empresa. Só que a opinião pública tem peso decisivo na decisão do Governo. Chama-se a isto populismo. Não entendo como é que há quem não perceba que quem já perdeu 30% do ordenado liquido, sem beneficio para ninguém, tenha que dizer basta. Devem ser os mesmos que ainda nem perceberam que o Estado não põe nem pode pôr dinheiro na TAP há 15 anos. E que portanto perde milhões em IRS e SS com estes cortes. A TAP tem um administrador delegado. O Estado que deixe de fazer ingerências na gestão, porque desde sempre do Estado só vieram medidas danosas.

Nota: Anónimo diferente do anterior. Se não fosse anónimo teria que pedir autorizações para expressar a minha opinião sobre este assunto.

Gaivota Maria disse...

Os senhores grevistas da TAP esquecem-se de referir os bónus que recebem para além do ordenado e os privilégios a que eles e seus familiares têm direito. São óptimos profissionais, têm uma profissão de risco. É verdade. Mas têm emprego. A greve deles é uma afronta a quem quer trabalhar e não o faz porque simplesmente NÃO HÁ EMPREGOS... Somos todos portugueses. Em que direito se baseiam de ser "excepção"? Não estão contentes, que sigam as instruções do governo: EMIGREM.

GP disse...

Senhor Anónimo 2
Então a informação dos 8600,00 € é correcta visto que quando falamos no salário de um profissional nos referimos sempre ao vencimento bruto. Ei tirei uma licenciatura, trabalhei 36 anos, atingi o topo da carreira e nunca ganhei o que ganha um co-piloto. Agora, como reformada estou a ser penalizada mais do que funcionários da TAP, como o senhor sabe. Refere várias situações em que se perde muito dinheiro. Esqueceu-se de referir quanto se perde com a vossa greve de 3 dias. Perderam uma belíssima oportunidade de se associarem à gigantesca manifestação de hoje formando a maré da TAP. Manifestavam o vosso protesto com todos os vossos concidadãos e não causavam à TAP o prejuízo que vai custar a vossa greve. Assim teriam o meu respeito. A vossa posição é uma afronta a quem quer trabalhar, sem exigir regalias, e pura e simplesmente não arranja emprego.
Somos todos portugueses e não há portugueses de primeira e portugueses de segunda. Os sacrifícios são para todos. Claro que perde mais quem mais ganha o que é uma questão de justiça. Quem me dera pagar 50% de IRS e SS!...Era muito bom sinal.
Não sabia que na TAP funcionava a lei da rolha. Felizmente eu posso manifestar todas as minhas opiniões sem pedir autorização a ninguém.
Cumprimentos
Graça Pimentel

GP disse...

Gaivota Maria
Quanto mais têm mais querem. Eles não emigram para poupar dinheiro ao Estado na formação do novos pilotos... Preferem gastá-lo em greves.

Beijo

Gaivota Maria disse...

Que não emigram!!!! Deves passar a ver os portugueses no mundo e o programa da Antena 1 das 5às 7 de cada manhã. Já há pessoal de bordo a trabalhar e a ganha opiparamente na Ásia, sobretudo nos emiratos...
Tivesse eu 30 anos e já para lá estava...

Anónimo disse...

Senhora Graça Pimentel,
Foi a senhora quem referiu "levam para casa 5.000 e 10.000€. Daí eu fazer referência ao facto dos ordenados serem brutos. Como sabe, o bruto do ordenado não se leva para casa, vai para o Estado. Também há milhares de reformados da TAP que são igualmente prejudicados, o que é sem dúvida a situação mais injusta possível. A reforma é ou deveria ser apenas o retorno do que já foi pago.
Quanto às manifestações, certamente que muitas centenas ou milhares de trabalhadores TAP lá foram, mas isso é decisão pessoal de cada um. Mas é política, e política cada um tem a sua. Não é preciso ser contra a troika para ter opiniões positivas e negativas de um Governo. Somos muitos, cada um terá a sua.
E já agora, antes de haver greves há inúmeras reuniões com membros do Governo (deste e de outros) de onde saiem promessas que são mais tarde sistemáticamente ignoradas por má fé. Há também muita desinformação (como saberá, os jornais têm interesses próprios - a TAP compra diáriamente Dezenas de Milhares de jornais que são distribuídos a bordo).

Não há lei da rolha, há códigos de ética (normais nas empresas). Não estou a "furar" a ética, mas não gosto de prcessos disciplinares, tenha ou não razão.

Cumprimentos.

GP disse...

Senhor Anónimo 2

Eu não referi. Limitei-me a transcrever uma parte da notícia publicada na página http://economico.sapo.pt/noticias/o-luxo-de-ser-piloto-da-tap_83949.html
que pode consultar.
As reuniões que antecedem a greve suponho que são para pedir mordomias que mais ninguém tem.

Cumprimentos

GP disse...

Gaivota
Eu sei. As filas para as rntrevistas eram enormes.

beijo

Anónimo disse...

Vocês são grandes cromos

GP disse...

Sr. Anónimo
Curioso! Os pilotos são todos anónimos.
Diz o Sr. Anónimo que "nós" somos os cromos. Se calhar tem razão porque quem se governa bem são são os pilotos... Mas isto um dia muda...

Unknown disse...

a Sra graça Pimentel com certeza teve um desgosto amoroso com algum piloto para a sua revolta ser tão grande com estes, mas se pretende atacar sugiro que comece pelos nossos políticos pois fazem grave de inteligência todos os dias e têm ordenados e regalias astronómicas, de seguida poderá passar para os jogadores de futebol que sem formação nenhuma e apenas com um "dom" que com eles nasceu permite-lhes ganhar milhares e com regalias mais curiosas que as de um piloto.. e por fim quando pensar em questionar o ordenado de um piloto procure informar-se primeiro os critérios que este tem que cumprir regularmente para manter seu posto de trabalho e a segurança de centenas de passageiros que viajam com ele.. ou as variantes pressões atmosféricas que esta sujeito na sua cabine e seus resultados na sua saúde, ou as mudanças constantes de fusos horários a que está sujeito, ou a pressão psicológica a que esta sujeito nos seus voos, e até vejam bem a sua ausência no seu meio familiar.. quer continuar ou tem capacidade suficiente para procurar um pouco mais e informar-se realmente sobre a vida de um piloto? porque dizer que um piloto ganha 8mil euros por mês é fácil mas convém saber o restante..

GP disse...

Sr. Luís Barros
Fico satisfeita por haver alguém a comentar este post que não é anónimo.
Não. Não tive nenhum desgosto amoroso com piloto algum.
Estou absolutamente de acordo consigo quando se refere aos políticos e principalmente aos jogadores de futebol (nem todos). Auferem rendimentos que são uma afronta a quem trabalha.
Mas não me convence que a profissão de piloto é a única sujeita a pressão psicológica. Quanto às mudanças de fusos horários tomara eu ter uma reforma que me permitisse muitas mudanças de fusos horários...
Tirei um curso superior, trabalhei 30 anos com toda a dedicação, cheguei ao topo da carreira e tenho uma pensão inferior ao vencimento de um piloto em início de carreira. Não me peçam que tenha pena dos pilotos.

Anónimo disse...

O senhor/ra que escreveu esta publicaçâo não tem noção de ser prifissional e pode crer que muitos ganham menos de metade do valor aqui publicado.

Anónimo disse...

A sra. Graça Pimentel deve ser (mais) uma reformada do estado, sim aqueles que trabalham (pouco) mas apenas produzem problemas para os contribuintes.